Rota da Amizade - Convention e Visitors Bureau
23/02/2016 atualizado às 07:59

Intercâmbio musical entre Videira e Suíça deve prosseguir em 2016

Nos últimos anos, uma importante parceria entre a Prefeitura de Videira e a Associação Suíça em Prol da Música de Videira, tem possibilitado o intercâmbio de músicos e contribuído para a formação de talentos e com a cultura local. Um dos responsáveis por esta iniciativa, o cantor videirense radicado naquele país e presidente da Associação - Luiz Alves da Silva esteve em Videira, na última semana, e aproveitou a oportunidade para se reunir com o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, para tratar do prosseguimento deste projeto.

 

De acordo com Schmitt, o encontro foi extremamente positivo, pois foi possível reafirmar e avaliar a parceria existente. “Este é um intercâmbio de via dupla. Assim como vem professores suíços ministrar aulas em Videira, maestros e instrumentistas videirenses vão para a Suíça estudar e buscar aperfeiçoamento. Esse projeto tem elevado o nível cultural do município, destacando Videira em todo o cenário estadual. Como o Luiz mora na Suíça, não é sempre que podemos sentar e avaliar a atuação dos músicos participantes, bem como traçar objetivos futuros para continuar a viabilização dos intercâmbios”.

 

Na Suíça, existe um programa que permite aos jovens realizarem algum serviço social, ao invés de prestarem serviço militar. Por isso, muitos músicos suíços procuram a Associação para vir ministrar aulas no Núcleo de Música de Videira. Schmitt explica que Luiz Alves da Silva recebe dezenas de currículos de pessoas interessadas em fazer este intercambio, ele analisa cada um tecnicamente e seleciona os melhores. A cada ano é feito uma avaliação e diferentes áreas do ensino musical são contempladas com a vinda de profissionais suíços. No último ano, participaram do intercâmbio dois professores suíços de violão, um clássico e outro popular.

 

 Na reunião, iniciaram as tratativas para a vinda de dois profissionais, bem como a ida de dois videirenses para a Suíça, ambas durante o segundo semestre deste ano. Também participou do encontro a presidente da Associação Videira Música Viva - Wladmar Goldbach, que abordou a doações de instrumentos musicais suíços para a entidade, para ser usada durante as aulas da música, elevando a qualidade das mesmas.

 

 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira