Rota da Amizade - Convention e Visitors Bureau
09/11/2017 atualizado às 13:34

Conheça Fraiburgo a Terra da Maçã

Que tal conhecer o coração de Santa Catarina, em uma viagem que promete agradar todos os seus sentidos? O destino é Fraiburgo, município do meio-oeste catarinense. Localizada a 360 quilômetros de Florianópolis e 300 Km de Curitiba, a cidade é conhecido nacionalmente como “Terra da Maçã”, por ser uma das maiores produtoras da fruta no Brasil.

Os meses de Janeiro a Abril ganham destaque com a “Colheita da Maçã”, durante esse período a economia de toda região é afetada positivamente. Mas engana-se quem pensa que a maçã é afeta apenas o setor econômico, é também a fruta uma das maiores responsáveis pelo turismo na cidade. Centenas de visitantes procuram por Fraiburgo, principalmente no período da colheita, onde os visitantes podem passear pelos pomares e colher, com suas próprias mãos, as frutas que desejarem. Essa visita é uma das atrações mais desejadas e pode ainda contar com doses de aventura em seu trajeto. O passeio pode ser feito com o carro do turista, desde que haja espaço para o guia, de ônibus ou ainda de Jagunço, dois veículos peculiares que fazem com que o visitante se sinta em um verdadeiro safari.

 A gastronomia também merece destaque, com todos os seus saborosos pratos a base de maçã, tortas, folhados, maionese, chá, sucos e outros pratos tipicamente fraiburguenses como o michuim, carne de ovelha temperada e assada no rolete. A vasta influência europeia dos colonizadores também marca presença na gastronomia local, destacando os pratos alemães e italianos. Uma saborosa e inusitada experiência. Com clima serrano, Fraiburgo conta ainda com outras atrações como a chaminé da serraria dos Frey, local que guarda parte da história da cidade, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a romântica construção do Castelinho, o Museu do Jagunço, o Parque da Maçã, o Portal Turístico, a Casa da Cultura, Gruta do Monge João Maria, Praça do Globo, Praça da Patrola, Lago das Araucárias, a Casa do Artesão e a Praça Maria Frey (onde está instalado um termômetro de coluna de vidro considerado o maior da América Latina). Para conhecer os principais atrativos, o visitante pode optar pelo passeio no Trenzinho da Maçã, que oferece o city tour completo. A Floresta Nativa Renê Frey é um capítulo a parte, lá encontra se um verdadeiro santuário da natureza. Com cerca de 60 hectares, ela preserva árvores centenárias, entre pinheiros e imbuias, e conta com trilhas, mini zoo e capela ecumênica. Para quem optar pelo Passeio de Aventura com o Kaigang, o percurso ganha mais emoção, ao incluir trechos de áreas alagadas e terrenos com subidas e descidas íngremes.

Quem visita Fraiburgo ainda tem a oportunidade de conhecer a Rota da Amizade, a qual a cidade faz parte juntamente com Treze Tílias, considerada uma das mais importantes cidades turísticas do estado, marca seus visitantes com sua cultura e folclore tirolês; Joaçaba, que se tornou um centro comercial por sua localização estratégica, conhecida por ter o melhor carnaval de toda Região Sul e pela Fé em Frei Bruno, onde o visitante pode conhecer sua história e visitar o Monumento que foi construída em sua homenagem, considera a terceira maior Estátua das Américas com 37 metros. Ainda temos Videira, um importante produtor de uvas, aves e suínos, que proporciona, através do Observatório Astronômico Domingos Forlin, a experiência inesquecível de visualizar o universo e ainda a história do Vinho, no Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Todos os municípios, com suas belezas naturais, cultura alpina, águas termais, encantam e atendem amplamente, através de sua qualificada prestação de serviços e vocação turística, àqueles que buscam lazer, descanso, passeio ou negócios.

Curiosidade:

Saiba como a maçã chegou em Fraiburgo:

Fraiburgo teve sua origem com a chegada dos irmãos Renè e Arnoldo Frey que, atraídos pelo ciclo da madeira, deixaram a Alsácia, hoje uma região administrativa da França, e instalaram ali sua serraria. Com o passar dos anos, a diminuição das matas levou os desbravadores a buscar alternativas econômicas para a região, que encontrou na fruticultura o grande trunfo para o reconhecimento nacional. As primeiras mudas de macieiras vieram diretamente da França, através do engenheiro agrônomo Roger Biau, tornando-se a cultura que melhor adaptou-se às condições climáticas da região que, atualmente, é a, nacionalmente famosa, Terra da Maçã.

 

Agora que você já conhece um pouco de Fraiburgo, não perca tempo e programe a sua visita a “Terra da Maçã”.

 

Mais Informações:

Turismo de Fraiburgo - Contato: 49 3256-3044           

René Frey Parque Ecológico - Contato: 49 3246-1729       

Maça Tur - Contato: 49 98820-3371