Rota da Amizade - Convention e Visitors Bureau
18/10/2018 atualizado às 08:39

Tirolerfest comemorou os 85 anos da Imigração Austríaca em Treze Tílias

Nem mesmo a chuva tirou a alegria dos participantes da Tirolerfest 2018, em Treze Tílias. A Festa aconteceu de 10 a 14 de outubro de 2018 e comemorou os 85 anos de imigração austríaca, no Parque de Exposições Johann Otto Küng.

Dentre as atrações que marcaram o evento, desfiles culturais, exposição e venda de produtos artesanais e artísticos, noite cultural e apresentações de grupos culturais. Outro destaque na festa foi a gastronomia típica austríaca e o chope, produzido por meio cervejarias na própria cidade.

A Tirolerfest evidencia a saga dos imigrantes austríacos, que, em 1933, chegaram em Treze Tílias, sob o comando e organização do ex-ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trazendo na bagagem muita coragem para enfrentar os percalços de uma terra desconhecida. A Tirolerfest, foi realizada pela primeira vez já em outubro de 1934.

Uma das novidades deste ano foi a realização do tradicional desfile histórico no sábado à tarde, anteriormente realizado aos domingos pela manhã. Com 85 pelotões, o momento contou a história de Treze Tílias em vários aspectos: histórico, cultural e artes, agricultura, educação e esporte, associações e turismo, indústria e comércio.

Para comemorar e celebrar o evento da Tirolerfest, a Prefeitura realizou a construção de um marco dos 85 anos, junto à Praça Ministro Andreas Thaler. O trezetiliense Bernhard Gratt, gentilmente contribuiu com a doação da placa e pintura. Para o ato de descerramento da placa, foram convidados o senhor Karl Ennemoser e a Senhora Maria Neuhauser.

Os trezetilienses que residem nas regiões de Uderns e Wildschönau, na Áustria, também celebraram os 85 anos de Imigração Austríaca de Treze Tílias

A festa foi organizada na residência de Romi Felder Moser, na cidade de Uderns. O momento contou com a participação de 43 pessoas, entre trezetilienses e demais brasileiros que moram naquela região.
O encontro contou até com Miss Turismo, Rainha da Tirolerfest e a representação do Ministro Andreas Thaler.